,

Profissionais da APAE de Crissiumal falam sobre os serviços prestados pela instituição

A Escola de Educação Especial Lar do Carinho – APAE, é uma instituição que desempenha um papel de fundamental importância para a comunidade de Crissiumal e região. Conta hoje com 106 alunos diretos e, em meio as demais atividades além da alfabetização, possui 168 matrículas.

As questões legais do país e a legislação educacional vão avançando, e as instituições tem que se adequar. Por isso, aconteceu ao longo dos últimos anos uma organização e ampliação dos serviços prestados pela APAE. Algumas pessoas ainda tem uma visão um pouco distorcida daquilo que realmente se passa no dia a dia de uma escola assim. Pensando nisso, na última terça-feira (08), o Jornal Colonial conversou com a Diretora Romarisa de Moura e demais membros da equipe de profissionais da APAE de Crissiumal, visando apresentar para a comunidade pelo menos alguns dos diversos serviços prestados pela instituição.

Equipe de Profissionais da APAE de Crissiumal

O que é APAE mantenedora?

A Pedagoga Joseane Dias Krummenauer explicou que há muitos anos já mudou a sigla, que antes era Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, mas agora não se chama mais de “pessoas excepcionais”, e sim, pessoas com deficiência ou pessoa com necessidade específica. A APAE mantenedora representa o conjunto de serviços prestados pela instituição, que em Crissiumal são:

-CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado: Acontece no contra turno escolar para alunos de escolas municipais e estaduais que possuem dificuldades de aprendizado, onde pedagogos/professores utilizam de técnicas de ensino e dinâmicas específicas para desenvolver o aprendizado de cada aluno, de acordo com as suas dificuldades.

Sala do Centro Atendimento Educacional Especializado

Como funciona esse centro? Dentro de uma sala de aula comum regular de ensino, a professora faz um plano de aula para a turma dela. No CAEE o aluno tem um plano/cronograma elaborado exclusivamente para ele. Existe uma equipe técnica de apoio do Serviço de Assistência Social (Habilitação, Reabilitação e Psicóloga) que avalia a situação de cada aluno e, de acordo com o diagnóstico, é encaminhado para psicólogo, ou para assistente social, fonoaudióloga, sendo também serviços oferecidos pela APAE mantenedora.

-Escola Especial Lar do Carinho: Oferece EJA por etapas, para alunos a partir de 15 anos (séries iniciais). Também oferece aulas para séries iniciais do Ensino Fundamental, onde a alfabetização acontece por ciclos de 06 a 08, de 09 a 11, de 12 a 14 anos, somente por pedagogo.

Piscina Térmica

-Saúde: CISA, atendimentos de Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicóloga, serviços de estimulação precoce, WISC-IV, teste da orelhinha, hidroterapia, equoterapia, entre outros. A referência do Teste da Orelhinha na região é Panambi-RS, mas no final de 2016, ao custo de mais de 12 mil reais, a APAE de Crissiumal adquiriu o equipamento e por isso realiza esse tipo de exame.

-Assistência Social e Psicóloga: atende serviços de habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculo, BPC, entre outros.

A mantenedora detém os quatro serviços acima citados que, embora sejam distintos e possuem prestação de contas diferentes, se apoiam. Os atendimentos pelo CISA também abrangem pacientes de outros municípios, como é o caso do teste da orelhinha, que é realizado em bebês nascidos também em Humaitá e Sede Nova.

Sala de música

Uma das novidades dessa escola, que já está na 10ª demanda do RS, é a implantação da CER II (Centro Especializado de Reabilitação). Romarisa afirmou que o programa já está encaminhado e que as tratativas já iniciaram em março de 2015, para atender deficientes físicos e intelectuais de 06 municípios da região. Por meio deste programa, serão também atendidas as pessoas que adquirem alguma necessidade especial ao longo da vida, seja em virtude de um acidente, AVC, ou demais situações. Para conseguir enquadramento no CER II, o Presidente Elio Lampert foi à Brasília no Ministério da Saúde, acompanhado de três Vereadores, Deputado Danrlei e um assessor do Deputado Perondi. Agora depende ainda da liberação de Porto Alegre.

Diretoria da APAE Lar do Carinho

Elio Lampert (Presidente); Leonilda Helfenstein (Vice Presidente) no momento está licenciada por assumir a Secretaria Municipal da Educação; Rúbia Eckert (1ª Dir. Secretária); Ângela Roberta Cervi (2ª Dir. Secretária); Tânia F. Martins (1ª Dir. Financeira); Scheila Fockink (2ª Dir. Financeira); Eduardo Silva dos Santos (Dir. Social); Vanderlei Camara (Dir. Patromônio) e Willian Zilmer (Procurador Geral).

 Serviços oferecidos pela APAE

Conforme já podemos ver anteriormente no texto, a APAE abrande um amplo leque na prestação de serviços voltados a saúde humana. Ao longo das próximas edições do Jornal Colonial, esses serviços acima citados serão explicados de forma mais ampla, de modo que a comunidade possa conhecer e entender a importância dessa instituição para a sociedade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar o seu comentário?
Sinta-se a vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 12 =