30 de Setembro – Dia da Secretária: Profissional que une a comunicação à simpatia e organização

JC Profissões, Edição 30/09/2016

Conheça um pouco da história e do dia a dia de Francielly Kaspary, uma mulher jovem que atua como secretária no Polo Unopar de Crissiumal

Hoje, dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária, profissional muito presente no nosso dia-a-dia, desde um atendimento virtual, via telefone ou presencial. É evidente considerar que, de acordo com o ramo da organização pela qual a secretária atua, podem variar as tarefas, porém, alguns fatores englobam os padrões para se tornar uma secretaria de alta categoria no mercado de trabalho, estes fatores são simpatia, empatia, comprometimento e comunicação.

A entrevistada desta edição do JC Profissões é Francielly Kaspary, casada com Ângelo Kaspary e mãe da Bruna, uma linda menina de 12 anos de idade. Há 3 anos, Francielly é secretária da Universidade Norte do Paraná – Unopar, Polo Crissiumal.

Francielly Kaspary

Francielly Kaspary

O casal veio de mudança do Paraná para Crissiumal há poucos anos. Lá, Francielly atou como vendedora e caixa. Aqui, seu marido abriu uma auto-elétrica e ela passou a distribuir currículos em empresas crissiumalenses. Foi então que surgiu a oportunidade de trabalhar como secretária na Unopar. “Eu gosto muito dessa profissão e, por enquanto, não me vejo trabalhando em outra área”, afirmou. Francielly também estuda Ciência Contábeis, em um curso semipresencial da Unopar.

Trabalha 8 horas diárias, divididas entre o turno da tarde e noite. Francielly tem que atuar com muita eficácia para dar conta de 20 turmas por semana nos cursos semipresenciais, mais 15 alunos de cursos 100% on-line e 26 alunos dos cursos de pós-graduação. Suas tarefas são variadas, como, controle de folhas de pagamentos dos profissionais do polo, cuidar da parte burocrática de processos rescisórios e de contratação, divulgação, deixar impresso todo material que os alunos e tutores necessitam, agendamento de avaliações, gerar boletos, solucionar problemas de alunos com boletos, atestados, históricos escolares. Também precisa deixar as salas organizadas e limpas antes e depois das aulas, auxiliar os tutores nos equipamentos audiovisuais e de informática, entre outras. “É difícil citar exatamente todas as minhas tarefas, pois, frequentemente surgem novas situações e desafios. Para isso, preciso ser dinâmica, flexível e ao mesmo tempo proativa”, comentou Francielly.

A coordenadora do polo Unopar de Crissiumal é Maria Madalena Hertz Knob, e o diretor é Elio Winck, de Três de Maio. A instituição também conta com o auxilio de Augusto Schinader, o qual atua na secretaria no período da noite.

O fato de a matriz da Unopar ser em Londrina-PR, às vezes complica um pouco no retorno das informações. Disse que é preciso ter paciência e não deixar que a pressão dos alunos e da direção influencie na qualidade do trabalho.

“Quando a gente dá o melhor de si e encara os desafios de cabeça erguida, o sucesso é garantido. Percebo o quanto é gratificante poder dar conta das tarefas do dia a dia com qualidade. Esse retorno é imediato, seja pelos alunos, pelos professores, diretores ou pela própria comunidade. Nossa missão é atender bem as pessoas, com boa comunicação, simpatia e empatia. Parabéns às Secretárias de todo o Brasil”, finalizou Francielly.

Por: Neimar R. Ritter